Como se posicionar no mercado com as redes sociais

A concorrência no mercado está aumentando cada vez mais. Antes, as empresas apenas se preocupavam em vender seus produtos ou serviços, agora precisam se preocupar com a opinião do consumidor e com os seus concorrentes.

Não basta apenas se preocupar com números, pois se não tiver uma boa posição no mercado e uma boa imagem entre os seu público, a empresa não vai conseguir conquistar mais clientes ou aumentar as suas vendas.

As redes sociais é um ótimo lugar para construir um relacionamento com o consumidor. Saber o que estão falando da sua marca, produzir conteúdos relevantes, atrair mais clientes, aumentar a visibilidade da marca e etc.

Neste artigo vamos falar de como podemos usar as redes sociais para se posicionar no mercado.

Redes sociais e o mercado

Para alguns, ainda pode ser estranho ler que as redes sociais pode fazer com que uma empresa se posicione no mercado, mas na verdade tem sido uma estratégia utilizada por vários segmentos e que tem dado certo.

Aqui não vamos falar sobre vendas, por mais que tenha plataformas que tem a parte de e-commerce, o nosso intuito hoje é mostrar como produzir conteúdos para redes socais e através desses conteúdos conquistar uma boa posição no mercado.

Como falamos no começo, hoje em dia uma empresa não pode apenas se preocupar com vender seus produtos ou serviços, já passou da época onde só vender era o foco. Uma empresa bem sucedida atualmente está presente na vida dos seus consumidores.

Mostrar o consumidor que a opinião dele importa, que a necessidade dele é uma prioridade para a sua empresa e que os seus conteúdos são feitos para ele, mostra como a sua empresa dominar a área em que está atuando. Com isso você começa a ter relevância entre o seu público e aumenta a possibilidade de gerar mais leads.

Parece um pouco complicado, mas na verdade não é. Porém não podemos achar que qualquer postagem em alguma rede social vai mudar a imagem da empresa imediatamente, para que isso aconteça precisa ser criada uma boa estratégia de comunicação.

Mas para que você entenda melhor, vamos falar de 5 estratégias que podem ajudar a sua empresa.

Invista em relacionamento

Responder os comentários dos seus seguidores faz com que crie um relacionamento com eles e ainda esteja presente na sua vida através daquela plataforma.

Vamos separar os comentários em 3 categorias: negativos, positivos e as neutros.

Os negativos é onde está a sua prioridade, são as reclamações, comentários negativos sobre a marca, produto ou serviço que oferece. Além de responder os comentários, solucione o problema dele, chame ele para uma conversa, fazendo isso, você passa a imagem que se importa com ele e ele pode virar um cliente no futuro.

Os positivos são os elogios e os comentários positivos sobre a marca, um produto ou um serviço, não precisa priorizar esses comentários, porém é sempre bom responder para criar laços entre marca e consumidor.

Já os neutros, são aqueles comentários que não expressam opiniões, como as marcações. Nesse caso é legal você interagir para se aproximar mais dessas pessoas, com isso aumenta a possibilidade de se tornarem clientes no futuro.

Promova Engajamento

O engajamento gera mais visibilidade para a marca, afinal, as curtidas e interações ficam visíveis para as pessoas no feed. Promover o engajamento nas redes sociais pode gerar resultados na atração de clientes.

Quantos maior o número de pessoas que compartilham, curtem, comentam ou salvam os seus posts, maior a possibilidade de alcançar mais usuários daquela plataforma e com isso você promove a sua marca de forma orgânica.

Oferte conteúdos de qualidade

Produzir conteúdos de qualidade faz com que a sua visibilidade aumente, pois quando você produz um conteúdo relevante, informativo e que vai acrescentar em algo, faz com que mais pessoas se interesse em parar e ver, interagir ou comentar. Isso faz com que o seu conteúdo apareça para mais pessoas.

Mas para produzir um conteúdo relevante, você precisa conhecer o seu público, então antes disso procure saber quem é o público que sua empresa deseja atingir, pelo o que se interessam, qual a necessidade deles, isso aumenta a sua chance de chamar atenção dele.

Por exemplo, uma clínica de odontologia tem uma págino no Facebook e começa a disparar posts semanais sobre clareamento dental preço, o que a pessoa deve considerar na hora da sua decisão, quais são os tipos de clareamento que existem, como é o procedimento e etc.

Se ele tiver seguidores que se interessam pela área de estética, fazem esse tipo de procedimento vai conseguir atingir quem ele precisa e ainda mostrar que tem domínio nessa área.

Oferecer um conteúdo de qualidade é muito importante, porque através desses conteúdos a empresa está mostrando o seu potencial para o seus consumidores.

Distribua conteúdos personalizados

Conteúdos gratuitos com informações relevantes, pode converter leads em clientes. Esses conteúdos serão uma “amostra” do potencial da sua empresa e pode mostrar que quando precisarem, sua marca é confiável.

Quando uma pessoa conhece o seu trabalho e confia nele, apenas pelos conteúdos que você oferece para ela na internet, ela vai saber que você pode solucionar o problema dela e quando precisar vai querer pagar pelo seu serviço ou produto.

Use imagens

É comprovado que posts que tem texto e imagem são mais lidos pelos internautas, a imagem chama mais atenção das pessoas conforme elas vão passando pelo feed.

Um post que tem apenas texto pode não ser atrativo e muitas pessoas passam direto, porque aquilo não agradou o olhar delas.

Invista em banco de imagens gratuitos e pagos, em posts informativos ou com dicas que tenha uma imagem para ilustrar. 

Não coloque textos muito grande nos posts, se for um assunto que a pessoa precisa se aprofundar mais ou tenha muitas informações, coloque links que direciona para o seu blog ou site e faça chamadas para que as pessoas continuem lendo. Isso também vai ajudar a aumentar a visibilidade do seu site ou blog.

Posicionamento no mercado

Vimos como usar as redes sociais para se posicionar no mercado. Uma boa estratégia de marketing nas redes sociais, pode aumenta muito a visibilidade da sua marca e quando você consegue fazer isso a sua marca vai ficar na mente dos seus consumidores e estará presente no momento da decisão de compra.

Claro que você tem que ter uma boa estratégia, conhecer o seu consumidor e saber quais plataformas que eles usam e o que preferem, não pode deixar de fazer pesquisas, pois são essas pesquisas que vão te ajudar na hora de montar a sua estratégia.

Vale ressaltar que não só as redes sociais vão te ajudar a se posicionar no mercado, ela será uma das suas estratégias, mas tem que estar em conjunto com suas outras estratégias. Não adianta oferecer conteúdos de qualidade, posts com imagens chamativas se quando ela for para o seu site se decepcionar.

Tenha uma identidade visual marcante e padronizada, que quando as pessoas passarem por algum post da sua página saiba quem é aquela marca apenas pelo estilo.

Estar presente na vida dos consumidores virou uma prioridade de todas os segmentos que tentam ganhar espaço no mercado, pois são os consumidores que ajudam a marca a subir e a vender mais.

Invista nas redes sociais, pois cada vez mais elas estão se inovando e oferecendo mais benefícios não só para as pessoas, mas para as empresas também.

Não que apenas neste artigo, pesquise mais sobre o assunto!

Conteúdo produzido por Larissa Figueiredo, redatora do Clínica Ideal.