6 razões para criar um app para a sua empresa

Empresas e empreendedores, sejam eles recém inseridos no mercado, ou mesmo os que possuem anos de história e posicionamento, todos necessitam manter-se atualizados e interligados com os consumidores, em qualquer ambiente que os mesmos localizarem-se.

A história do mundo quando trata-se de competição, concorrência e principalmente sucesso, trata-se também de acompanhar todas as mudanças da sociedade, e estar disposto a inserir-se e investir em atuar de maneira que seja benéfica e acompanhe seus consumidores.

As empresas devem sempre buscar o sucesso, de qualquer maneira que ele seja feito. Para contextualização, o período no qual os usuários, consumidores, empreendedores, profissionais e afins encontram-se atualmente, é um período denominado por muitos especialistas de “Revolução Tecnológica”.

Essa denominação deu-se em um período pós desenvolvimento de tecnologias e maquinários após a Revolução Industrial, e consequentemente, na criação da internet pós 1970, além da própria expansão da mesma através de veículos de comunicações seguintes da globalização no mundo, no século 20 e 21.

Com todas as expansões e desenvolvimentos de maquinários, tecnologias, funcionalidades e plataformas através da internet, as pessoas estão cada vez mais inseridas nesses ambientes digitais e tornando-os parte do seu contexto, das suas necessidades, das suas prioridades e principalmente para facilitar, tornar prático, além de ser entretenimento.

Com isso, as empresas e empreendedores, que possuem necessidade de acompanhar e estarem interligados com seus consumidores, passaram a adaptar-se à tecnologia e internet na mesma intensidade.

A importância de uma empresa estar inserida na internet

Como foi dito anteriormente, é de extrema necessidade e relevância que as empresas estejam inseridas e interligadas com seus consumidores, mesmo que necessite de uma adaptação e investimentos para que isso aconteça.

É até possível negar-se a estar fincado na internet ou mesmo que utilizando das mais variadas tecnologias, mas, existe um limite. Um limite no qual será demonstrado em número de vendas, alcance, e resultados.

Ou seja, os concorrentes tendem a se adaptarem em ambiente virtual e digital, absorvem todos os benefícios, vantagens e lucros que a mesma tende a oferecer, e consequentemente, alcançam posições de resultados e vendas, bem elevados, obrigando a concorrência sempre acompanhá-los.

Dentre essas vantagens, as empresas tendem a aproveitar:

  • mais otimização de tarefas (condições favoráveis, mais rápidas, processos práticos de desenvolvimento de uma determinada tarefa);
  • melhor utilização do tempo (através da tecnologia e internet, tarefas e ações tendem a tornarem-se mais rápidas e em muitos casos, sem a utilização de funcionários e profissionais para a realização);
  • métricas de resultados obtidos através da internet;
  • utilização de softwares e programações para realização de tarefas;
  • maior interação e contato direto com o público através de plataformas e redes sociais;
  • economia de gastos;
  • marketing digital;
  • resultado a curto prazo e muitas outras vantagens.

Devido a isso, os concorrentes tendem quase que obrigatoriamente, a acompanhar e investir nesses recursos tecnológicos e virtuais, caso contrário, resultados e métricas que os concorrentes atingem em uma semana, a empresa que se prende ao tradicional, tende a atingir em um mês.

É sempre importante estar em constante atualização, acesso a novidades e informações novas, para sempre estar acompanhando o mercado, a fim de conseguir iniciar uma competição justa por espaço.

E para competir, é necessário estar no mesmo posicionamento, ou seja, mesmas plataformas, tecnologias e investimentos.

Desenvolvimento de aplicativos para empresas

Uma das principais plataformas favoráveis e benéficas para as empresas na atualidade, é o desenvolvimento de aplicativos. Um aplicativo, conhecido também pelo termo abreviado “app”, é considerado um software desenvolvido para ser instalado e utilizado em qualquer dispositivo eletrônico móvel, como um PDA, telefone celular, smartphone, entre outros.

Possuem funcionalidades nas mais diferentes atuações, podendo ser para:

  • entretenimento (aplicativos de jogos, música, filmes, séries);
  • voltados para venda de produtos e serviços (ramo alimentício, serviços de entregas, serviços de motoristas, roupas, utensílios essenciais, entre outros);
  • além de utilizações para facilitar e tornar tarefas mais práticas.

Muitos deles podem ser instalados em formato de download, ou adquiridos de forma gratuita ou paga, em lojas online como Google Play, Apple Store e Windows Phone Store.

Como já foi abordado anteriormente, a evolução de tecnologias e internet, tende a atingir cada vez mais usuários, tornando-se acessíveis para cada vez mais pessoas, e com isso, os aplicativos.

Estão tornando-se mais abrangentes, acessíveis e sempre como uma oportunidade para empresas que procuram um contato direto com os consumidores, mais rápido, prático, acessível e principalmente que conquiste esses usuários (que no qual, uma plataforma de site em muitos casos não pode oferecer).

A utilização de aplicativos para empresas tem se tornado cada vez mais os favoritos dos consumidores, principalmente no ano de 2020, com diversos problemas e crises relacionados a aglomerações e vendas locais (contextualização referente a pandemia mundial do vírus COVID-19).

Segundo estudo da Hootsuite e We Are Social, são gastos cerca de 6,7 horas diárias em aplicativos no ano de 2020 no Brasil, cenário favorável para o investimento em uma plataforma de aplicativo.

Alguns exemplos de empresas que possuem grandes números de utilização de seus aplicativos, e principalmente considerados mais instalados até então no ano de 2020, são elas:

  • Netflix (aplicativo de entretenimento, considerado o 8° mais instalado no ano),
  • Amazon (aplicativo de venda dos mais variados produtos, considerado 11° mais instalado).

Além de também, concorrentes que estão em destaque:

  • Lojas Americanas;
  • Ifood;
  • Rappi;
  • Wish;
  • Mc Donalds;
  • Lojas Renner;
  • Burger King, e muitos outros.

6 razões para criar um app para sua empresa

Algumas das mais explícitas razões para desenvolver um aplicativo para sua empresa, já foram citadas e contextualizadas, mas, como foi dito, existem inúmeros benefícios e vantagens coerentes para gerar esse investimento e essa mudança drástica para o ambiente digital.

Analise agora as 6 razões para criar um aplicativo para a sua empresa

1. Contato com os consumidores

Um aplicativo, é a forma digital mais garantida e fiel para estimular e obter um contato direito com os consumidores. Nessa plataforma é possível realizar a compra, análise de produtos e serviços, realizar comentários, chats de dúvidas, e principalmente garantir uma compra e entrega segura.

Nele, é possível analisar os favoritos, as críticas e posicionamentos dos consumidores, sendo considerada uma métrica “gratuita”.

2. Plataforma direta de vendas

A praticidade e acessibilidade são razões extremamente relevantes para os consumidores usuários realizarem suas compras em aplicativos. É muito prático, pois há uma vitrine de produtos, a sua escolha sem pressão ou restrição de tempo (compras realizadas em qualquer momento e ambiente), concentração dos produtos escolhidos no carrinho, cadastro rápido, finalização e pagamento rápidos, após isso, apenas aguardar a entrega. É o favorito dos usuários por garantir agilidade e praticidade.

3. Fidelização de clientes

Os aplicativos baseiam-se em cadastros de pessoas físicas para então gerar transações de pagamentos e entregas, e com isso, há oportunidades de garantir uma fidelidade daquele cliente, justamente por o mesmo optar por manter o aplicativo da sua empresa à disposição de compra.

Com isso, é interessante gerar brindes, cupons, promoções personalizadas, entre outros, garantindo a permanência e favoritismo.

4. Marketing Digital direto

Por possuírem uma disponibilidade de espaço, o aplicativo é uma plataforma ideal de marketing direto e voltado para o usuário, é uma maneira de sempre “bombardear” de ofertas, promoções, dicas e afins, o consumidor que possui o mesmo instalado.

É estratégia de conseguir e atrair visibilidade, sem concorrentes diretos, diferentemente de marketing digital de redes sociais, sites e entre outros.

5. Fortalecimento da marca

Para as marcas, obter um aplicativo personalizado é uma maneira de garantir espaço próprio, e atendimento personalizado. Sendo além de tudo, uma maneira de conquistar atenção e garantir fidelização de seus clientes.

Como foi dito anteriormente, uma empresa que se posiciona em ambientes digitais e virtuais, tende a garantir seu espaço no mercado de concorrentes;

6. Economia

Mesmo que a plataforma aplicativo necessita de alguns investimentos e adaptações, os resultados tendem a ser extremamente favoráveis e a curto prazo (se realizados de maneira correta e eficaz).

Além de ser levado em consideração a ausência de gastos com aluguel de espaço, contas, investimento em segurança do ambiente, inúmeros funcionários, entre outros.