Cada profissão e segmento têm sua linguagem específica, o “jargão”, mas parece que o marketing digital tem mais siglas e abreviaturas do que qualquer outra área. Veja se você se lembra do significado de todas elas:
O que significa pqp no Instagram e WhatsApp?
No Instagram (e em outras plataformas), PQP é uma abreviação de “P*** Que Pariu”, uma expressão popular em português usada para transmitir surpresa, indignação, irritação ou até entusiasmo, dependendo do contexto.
Exemplos de uso:
- Surpresa: “PQP, olha só essa foto incrível!”
- Indignação: “PQP, como alguém faz isso?”
- Frustração: “PQP, perdi o ônibus de novo!”
- Entusiasmo: “PQP, que show foi esse ontem!”
Embora seja uma gíria comum, é considerada um palavrão, então é bom usá-la com cautela dependendo do público. 😊
O que significa TBT?
TBT é a sigla para “Throwback Thursday”, que significa algo como “quinta-feira da nostalgia”. É uma tendência popular nas redes sociais, especialmente no Instagram, usada para compartilhar fotos ou lembranças antigas às quintas-feiras.
Origem do TBT
A expressão começou nos Estados Unidos como uma hashtag (#TBT) para que as pessoas postassem memórias de momentos especiais ou marcantes. Com o tempo, tornou-se um fenômeno global.
Como usar TBT?
- Poste uma foto antiga, como de viagens, festas, ou até da infância.
- Use a hashtag #TBT na legenda para associar sua postagem à tendência.
Exemplo:
📸 Foto de uma viagem antiga
📝 Legenda: “Saudades dessa viagem incrível! #TBT”
Embora o TBT seja tradicionalmente usado às quintas-feiras, algumas pessoas também o utilizam em outros dias para relembrar momentos do passado.
AOV
AOV ou Average Order Value significa o valor médio do pedido (Ticket Médio), que serve para indicar o desempenho médio de compras, muito eficaz para atender melhor às necessidades de seus clientes. Com essa métrica torna-se possível avaliar os esforços gerais da empresa e suas estratégias de precificações. O cálculo do médio dos pedidos é muito simples, basta dividir o total da receita pela quantidade de pedidos.
B2B
A sigla B2B significa busines to busines, que é um modelo de negócios que desde sempre existiu, mas que ao longo do tempo as pessoas foram criando estratégias para otimizar esse negócio, onde o cliente final é a própria empresa. Logo que o B2B é simplesmente a empresa comprando para revender ou até mesmo uso próprio. Nesse modelo de negócio você consegue trazer os melhores resultados e mais rentáveis, apesar de ser o modo mais demorado.
B2C
O B2C ao contrário do B2B foca em vendas para o cliente final ou empresas de varejo. B2C ou Business to Consumer é muito utilizado no mercado de marketing, que é uma estratégia de empresas que se relacionam com consumidores.
BTS
Essa sigla BTS é nada mais do que Back to School onde faz referência a época muito movimentada, que coincide com o final do verão, quando as crianças retornam à escola.
CPA
CPA (Cost Per Acquisition) ou custo por aquisição é o custo máximo por venda que você permite que o Google utilize para suas estratégias de vendas.
CPC
CPC (Cost per Click) esta é a sigla para custo por click, que define qual o valor máximo cobrado por quantidades de clicks.
CPM
Cost per Thousand ou custo por mil visualizações é o custo que você irá pagar a cada mil vezes que seu anúncio aparecer nos sites, páginas, vídeos etc.
CRM
Customer Relationship management ou gerenciamento de relacionamento com o cliente, como já indica o nome é a estratégia dinâmica de se adaptar ao que o cliente necessita e tende a querer ao longo do tempo.
CTA
CTA é o tão famoso Call to Action, ou seja, chamada para ação, que é uma ação que você deseja que seus usuários realizem. O simples fato de dar um comando faz com que suas vendas aumentem consideravelmente, se comparadas sem essa estratégia.
CTR
A sigla CTR (Click Through Rate) significa taxas de click que serve para saber se seus anúncios estão qualificados ou não. O número de clicks divididos pelas impressões é o cálculo realizado para saber a porcentagem de clicks em seus anúncios. Deste modo, ficar sempre atento a esse cálculo em sua estratégia é o melhor a si fazer.
ETA
(Estimated Time Arrive) ou ETA é o tempo estimado que um produto deve chegar ao consumidor. O cálculo é baseado de acordo com a distância e velocidade, porém sem contar com imprevisto durante o percurso.
KPI
KPI (Key Performance Indicator) é resumidamente uma métrica que serve como um indicador primário do sucesso dos esforços gerais de marketing.
PPC
PPC (Pay per click) é uma forma de publicidade online, em que o anunciante paga somente quando os usuários clicam em seus anúncios.
ROAS
Retorno sobre gastos com anúncios (Return On Ad Spend) é o valor de cada dóllar gasto em um anúncio.
ROI
Return on Investment, significa retorno sobre o investimento, é o quanto esse investimento obteve de lucro ou perda em relação ao seu investimento.
SAAS
O software como serviço (Software as a service), é um modelo de comercialização e Distribuição de software em que os fornecedores se responsabilizam por todo desenvolvimento até o lançamento.
SEM
Essa é uma ferramenta utilizada na promoção de sites para aumentar a visibilidade nas páginas de resultados de busca por meio de publicidade paga. A sigla refere-se a search engine marketing, que significa mecanismos de buscas para marketing.
SEO
Sarch Engine Optimization – SEO, é o tão famoso processo para rankear e melhorar a visibilidade de um site através de resultados orgânicos.
SKU
SKU é uma abreviação para stock keeping unit, que traduzido para o português quer dizer unidade de controle de estoque. O SKU é um código onde as empresas utilizam para identificar cada produto em seu estoque, diferente do que muitas pessoas acham, não é um código universal para um produto, pois cada um tem um SKU diferente do outro.
UVP
UVP ou proposta única de valor como mais conhecida é uma declaração do valor que seu produto ou serviço fornece a um cliente, o que o diferencia da concorrência, que geralmente não possui consciência sobre o assunto.
YOY
YOY é a abreviação de Year over Year, que é uma maneira de analisar o desempenho de intrumentos financeiros ano após ano, para saber se está tendo o resultado esperado ou não.
YTD
Year to date é outra métrica muito interessante de ser utilizada, pois essa ferramenta analisa as informações da empresa desde o início do ano, até o momento presente, sendo muito eficiente para metrificar o desempenho da empresa e mudar de planejamento, caso ocorra algum imprevisto.