
Empresas e empreendedores, sejam eles recém inseridos no mercado, ou mesmo os que possuem anos de história e posicionamento, todos necessitam manter-se atualizados e interligados com os consumidores, em qualquer ambiente que os mesmos localizarem-se.
A história do mundo quando trata-se de competição, concorrência e principalmente sucesso, trata-se também de acompanhar todas as mudanças da sociedade, e estar disposto a inserir-se e investir em atuar de maneira que seja benéfica e acompanhe seus consumidores.
As empresas devem sempre buscar o sucesso, de qualquer maneira que ele seja feito. Para contextualização, o período no qual os usuários, consumidores, empreendedores, profissionais e afins encontram-se atualmente, é um período denominado por muitos especialistas de “Revolução Tecnológica”.
Essa denominação deu-se em um período pós desenvolvimento de tecnologias e maquinários após a Revolução Industrial, e consequentemente, na criação da internet pós 1970, além da própria expansão da mesma através de veículos de comunicações seguintes da globalização no mundo, no século 20 e 21.
Com todas as expansões e desenvolvimentos de maquinários, tecnologias, funcionalidades e plataformas através da internet, as pessoas estão cada vez mais inseridas nesses ambientes digitais e tornando-os parte do seu contexto, das suas necessidades, das suas prioridades e principalmente para facilitar, tornar prático, além de ser entretenimento.
Com isso, as empresas e empreendedores, que possuem necessidade de acompanhar e estarem interligados com seus consumidores, passaram a adaptar-se à tecnologia e internet na mesma intensidade.
A importância de uma empresa estar inserida na internet
Como foi dito anteriormente, é de extrema necessidade e relevância que as empresas estejam inseridas e interligadas com seus consumidores, mesmo que necessite de uma adaptação e investimentos para que isso aconteça.
É até possível negar-se a estar fincado na internet ou mesmo que utilizando das mais variadas tecnologias, mas, existe um limite. Um limite no qual será demonstrado em número de vendas, alcance, e resultados.
Ou seja, os concorrentes tendem a se adaptarem em ambiente virtual e digital, absorvem todos os benefícios, vantagens e lucros que a mesma tende a oferecer, e consequentemente, alcançam posições de resultados e vendas, bem elevados, obrigando a concorrência sempre acompanhá-los.
Dentre essas vantagens, as empresas tendem a aproveitar:
- mais otimização de tarefas (condições favoráveis, mais rápidas, processos práticos de desenvolvimento de uma determinada tarefa);
- melhor utilização do tempo (através da tecnologia e internet, tarefas e ações tendem a tornarem-se mais rápidas e em muitos casos, sem a utilização de funcionários e profissionais para a realização);
- métricas de resultados obtidos através da internet;
- utilização de softwares e programações para realização de tarefas;
- maior interação e contato direto com o público através de plataformas e redes sociais;
- economia de gastos;
- marketing digital;
- resultado a curto prazo e muitas outras vantagens.
Devido a isso, os concorrentes tendem quase que obrigatoriamente, a acompanhar e investir nesses recursos tecnológicos e virtuais, caso contrário, resultados e métricas que os concorrentes atingem em uma semana, a empresa que se prende ao tradicional, tende a atingir em um mês.
É sempre importante estar em constante atualização, acesso a novidades e informações novas, para sempre estar acompanhando o mercado, a fim de conseguir iniciar uma competição justa por espaço.
E para competir, é necessário estar no mesmo posicionamento, ou seja, mesmas plataformas, tecnologias e investimentos.
Desenvolvimento de aplicativos para empresas
Uma das principais plataformas favoráveis e benéficas para as empresas na atualidade, é o desenvolvimento de aplicativos. Um aplicativo, conhecido também pelo termo abreviado “app”, é considerado um software desenvolvido para ser instalado e utilizado em qualquer dispositivo eletrônico móvel, como um PDA, telefone celular, smartphone, entre outros.
Possuem funcionalidades nas mais diferentes atuações, podendo ser para:
- entretenimento (aplicativos de jogos, música, filmes, séries);
- voltados para venda de produtos e serviços (ramo alimentício, serviços de entregas, serviços de motoristas, roupas, utensílios essenciais, entre outros);
- além de utilizações para facilitar e tornar tarefas mais práticas.
Muitos deles podem ser instalados em formato de download, ou adquiridos de forma gratuita ou paga, em lojas online como Google Play, Apple Store e Windows Phone Store.
Como já foi abordado anteriormente, a evolução de tecnologias e internet, tende a atingir cada vez mais usuários, tornando-se acessíveis para cada vez mais pessoas, e com isso, os aplicativos.
Estão tornando-se mais abrangentes, acessíveis e sempre como uma oportunidade para empresas que procuram um contato direto com os consumidores, mais rápido, prático, acessível e principalmente que conquiste esses usuários (que no qual, uma plataforma de site em muitos casos não pode oferecer).
A utilização de aplicativos para empresas tem se tornado cada vez mais os favoritos dos consumidores, principalmente no ano de 2020, com diversos problemas e crises relacionados a aglomerações e vendas locais (contextualização referente a pandemia mundial do vírus COVID-19).
Segundo estudo da Hootsuite e We Are Social, são gastos cerca de 6,7 horas diárias em aplicativos no ano de 2020 no Brasil, cenário favorável para o investimento em uma plataforma de aplicativo.
Alguns exemplos de empresas que possuem grandes números de utilização de seus aplicativos, e principalmente considerados mais instalados até então no ano de 2020, são elas:
- Netflix (aplicativo de entretenimento, considerado o 8° mais instalado no ano),
- Amazon (aplicativo de venda dos mais variados produtos, considerado 11° mais instalado).
Além de também, concorrentes que estão em destaque:
- Lojas Americanas;
- Ifood;
- Rappi;
- Wish;
- Mc Donalds;
- Lojas Renner;
- Burger King, e muitos outros.
6 razões para criar um app para sua empresa
Algumas das mais explícitas razões para desenvolver um aplicativo para sua empresa, já foram citadas e contextualizadas, mas, como foi dito, existem inúmeros benefícios e vantagens coerentes para gerar esse investimento e essa mudança drástica para o ambiente digital.
Analise agora as 6 razões para criar um aplicativo para a sua empresa
1. Contato com os consumidores
Um aplicativo, é a forma digital mais garantida e fiel para estimular e obter um contato direito com os consumidores. Nessa plataforma é possível realizar a compra, análise de produtos e serviços, realizar comentários, chats de dúvidas, e principalmente garantir uma compra e entrega segura.
Nele, é possível analisar os favoritos, as críticas e posicionamentos dos consumidores, sendo considerada uma métrica “gratuita”.
2. Plataforma direta de vendas
A praticidade e acessibilidade são razões extremamente relevantes para os consumidores usuários realizarem suas compras em aplicativos. É muito prático, pois há uma vitrine de produtos, a sua escolha sem pressão ou restrição de tempo (compras realizadas em qualquer momento e ambiente), concentração dos produtos escolhidos no carrinho, cadastro rápido, finalização e pagamento rápidos, após isso, apenas aguardar a entrega. É o favorito dos usuários por garantir agilidade e praticidade.
3. Fidelização de clientes
Os aplicativos baseiam-se em cadastros de pessoas físicas para então gerar transações de pagamentos e entregas, e com isso, há oportunidades de garantir uma fidelidade daquele cliente, justamente por o mesmo optar por manter o aplicativo da sua empresa à disposição de compra.
Com isso, é interessante gerar brindes, cupons, promoções personalizadas, entre outros, garantindo a permanência e favoritismo.
4. Marketing Digital direto
Por possuírem uma disponibilidade de espaço, o aplicativo é uma plataforma ideal de marketing direto e voltado para o usuário, é uma maneira de sempre “bombardear” de ofertas, promoções, dicas e afins, o consumidor que possui o mesmo instalado.
É estratégia de conseguir e atrair visibilidade, sem concorrentes diretos, diferentemente de marketing digital de redes sociais, sites e entre outros.
5. Fortalecimento da marca
Para as marcas, obter um aplicativo personalizado é uma maneira de garantir espaço próprio, e atendimento personalizado. Sendo além de tudo, uma maneira de conquistar atenção e garantir fidelização de seus clientes.
Como foi dito anteriormente, uma empresa que se posiciona em ambientes digitais e virtuais, tende a garantir seu espaço no mercado de concorrentes;
6. Economia
Mesmo que a plataforma aplicativo necessita de alguns investimentos e adaptações, os resultados tendem a ser extremamente favoráveis e a curto prazo (se realizados de maneira correta e eficaz).
Além de ser levado em consideração a ausência de gastos com aluguel de espaço, contas, investimento em segurança do ambiente, inúmeros funcionários, entre outros.