O quê significa esse monte de siglas

Cada profissão e segmento têm sua linguagem específica, o “jargão”, mas parece que o marketing digital tem mais siglas e abreviaturas do que qualquer outra área. Veja se você se lembra do significado de todas elas:

AOV

AOV ou Average Order Value significa o valor médio do pedido (Ticket Médio), que serve para indicar o desempenho médio de compras, muito eficaz para atender melhor às necessidades de seus clientes. Com essa métrica torna-se possível avaliar os esforços gerais da empresa e suas estratégias de precificações. O cálculo do médio dos pedidos é muito simples, basta dividir o total da receita pela quantidade de pedidos.

B2B

A sigla B2B significa busines to busines, que é um modelo de negócios que desde sempre existiu, mas que ao longo do tempo as pessoas foram criando estratégias para otimizar esse negócio, onde o cliente final é a própria empresa. Logo que o B2B é simplesmente a empresa comprando para revender ou até mesmo uso próprio. Nesse modelo de negócio você consegue trazer os melhores resultados e mais rentáveis, apesar de ser o modo mais demorado.

B2C

O B2C ao contrário do B2B foca em vendas para o cliente final ou empresas de varejo. B2C ou Business to Consumer é muito utilizado no mercado de marketing, que é uma estratégia de empresas que se relacionam com consumidores.

BTS

Essa sigla BTS é nada mais do que Back to School onde faz referência a época muito movimentada, que coincide com o final do verão, quando as crianças retornam à escola.

CPA

CPA (Cost Per Acquisition) ou custo por aquisição é o custo máximo por venda que você permite que o Google utilize para suas estratégias de vendas.

CPC

CPC (Cost per Click) esta é a sigla para custo por click, que define qual o valor máximo cobrado por quantidades de clicks.

CPM

Cost per Thousand ou custo por mil visualizações é o custo que você irá pagar a cada mil vezes que seu anúncio aparecer nos sites, páginas, vídeos etc.

CRM

Customer Relationship management ou gerenciamento de relacionamento com o cliente, como já indica o nome é a estratégia dinâmica de se adaptar ao que o cliente necessita e tende a querer ao longo do tempo.

CTA

CTA é o tão famoso Call to Action, ou seja, chamada para ação, que é uma ação que você deseja que seus usuários realizem. O simples fato de dar um comando faz com que suas vendas aumentem consideravelmente, se comparadas sem essa estratégia.

CTR

A sigla CTR (Click Through Rate) significa taxas de click que serve para saber se seus anúncios estão qualificados ou não. O número de clicks divididos pelas impressões é o cálculo realizado para saber a porcentagem de clicks em seus anúncios. Deste modo, ficar sempre atento a esse cálculo em sua estratégia é o melhor a si fazer.

ETA

(Estimated Time Arrive) ou ETA é o tempo estimado que um produto deve chegar ao consumidor. O cálculo é baseado de acordo com a distância e velocidade, porém sem contar com imprevisto durante o percurso.

KPI

KPI (Key Performance Indicator) é resumidamente uma métrica que serve como um indicador primário do sucesso dos esforços gerais de marketing.

PPC

PPC (Pay per click) é uma forma de publicidade online, em que o anunciante paga somente quando os usuários clicam em seus anúncios.

ROAS

Retorno sobre gastos com anúncios (Return On Ad Spend) é o valor de cada dóllar gasto em um anúncio.

ROI

Return on Investment, significa retorno sobre o investimento, é o quanto esse investimento obteve de lucro ou perda em relação ao seu investimento.

SAAS

O software como serviço (Software as a servisse), é um modelo de comercialização e Distribuição de software em que os fornecedores se responsabilizam por todo desenvolvimento até o lançamento.

SEM

Essa é uma ferramenta utilizada na promoção de sites para aumentar a visibilidade nas páginas de resultados de busca por meio de publicidade paga. A sigla refere-se a search engine marketing, que significa mecanismos de buscas para marketing.

SEO

Sarch Engine Optimization, é o tão famoso processo para rankear e melhorar a visibilidade de um site através de resultados orgânicos.

SKU

SKU é uma abreviação para stock keeping unit, que traduzido para o português quer dizer unidade de controle de estoque. O SKU é um código onde as empresas utilizam para identificar cada produto em seu estoque, diferente do que muitas pessoas acham, não é um código universal para um produto, pois cada um tem um SKU diferente do outro.

TBT

TBT ou Throwback Thursday, é uma hashtag bem popular nas Redes Sociais, principalmente no Instagram, Twitter e Facebook. A ideia é “trazer devolta às quintas-feiras”, fotos do passado, republicação de posts ou matérias, sempre acompanhadas da hashtag #TBT ou ThrowbackThursday.

UVP

UVP ou proposta única de valor como mais conhecida é uma declaração do valor que seu produto ou serviço fornece a um cliente, o que o diferencia da concorrência, que geralmente não possui consciência sobre o assunto.

YOY

YOY é a abreviação de Year over Year, que é uma maneira de analisar o desempenho de intrumentos financeiros ano após ano, para saber se está tendo o resultado esperado ou não.

YTD

Year to date é outra métrica muito interessante de ser utilizada, pois essa ferramenta analisa as informações da empresa desde o início do ano, até o momento presente, sendo muito eficiente para metrificar o desempenho da empresa e mudar de planejamento, caso ocorra algum imprevisto.


Referências: https://www.slideshare.net/Group8A/wtf-do-all-these-acronyms-mean