Startups:  Qual metodologia ágil aplicar?

Quando você analisa o que é uma Startup e estuda as suas características e compara com os valores e princípios do “Manifesto  Ágil”, parece que são gêmeos univitelinos! Como o “Manifesto Ágil” nasceu em fevereiro de 2001 e o termo “Startup” começou a ser usado durante a “Bolha da Internet”, entre 1996 e 2001, podemos dizer que são praticamente gêmeos! 

O que é uma Startup?

Devido ao surgimento do termo “Startup” para denominar as “empresas.com”, muitos acham que esse termo só se aplica para empresas de Tecnologia, mas não é assim.  

Uma Startup é uma empresa jovem, com algumas características específicas que são:

  • Solucionar uma dor do cliente de forma lucrativa;
  • O produto deve ser repetitivel e escalável
  • Devido a grande incerteza do negócio, a melhor forma para manter-se sustentável é entregar o Produto Mínimo Viável (MVP) e ajustá-lo conforme a necessidade do cliente.

O que é uma metodologia ágil?

São as metodologias que seguem os valores e princípios do “Manifesto Ágil”, como você pode ver, os princípios abaixo estão de pleno acordo com características de uma Startup:

  • A prioridade é a satisfação do cliente por meio de entregas que agregam valor ao negócio, que sejam rápidas e cíclicas;
  • As solicitações de alterações de requisito para ajustar o produto entregue ao desejo do cliente e manter-se competitivo;

Portanto, se você pretende montar a sua Startup, pesquise sobre as 3 metodologias ágeis abaixo relacionadas, e adapte-as ou até mesmo combine-as para criar a sua metodologia ágil para gerir a sua Startup:

  • Lean: Não é uma metodologia, mas sim uma filosofia de gestão desenvolvida pela Toyota. É um meio para potencializar resultados, eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira definitiva e com o propósito orientados à criação de valor para o cliente. Para mais informações, pesquise no Lean Institute;
  • Scrum: É um framework, composto de ferramentas, técnicas e eventos que devem ser do conhecimento dos membros do time e aplicadas durante os ciclos de desenvolvimento dos projetos.  Esses ciclos têm duração definida e são denominados Sprint’s. O produto que será entregue, deverá ser incrementado a cada ciclo.  Também tem papeis e responsabilidades bem definidos para os membros do time, que deve ser auto gerenciado. Para maiores detalhes, eu deixo aqui o link do Scrum Guide.

Kanban: É um modelo de gestão baseado em visualização, que consiste em um quadro dividido em colunas verticais que representam as etapas do seu processo. As atividades que devem ser executadas são registradas em cartões que conforme mudam de etapas, o cartão é movimentado para a próxima coluna. O Kanban mais usual, possui as colunas “To Do”, “Doing” e “Done”, claro que você pode adaptá-lo conforme o seu processo.

O que você acha de iniciar a criação da metodologia da sua Startup?